Ao contrário do que você pode imaginar esse pão australiano além de ser levemente adocicado com a casca crocante e a textura macia.
Posso ser sincera com você? É uma ótima opção saudável e cai bem com lanches e também um ótimo acompanhamento inclusive com sopas e fondue.
Por aqui faço duas versões à com fermento biológico e a com fermento natural, basta trocar o fermento biológico por 120 g de fermento natural refrescado. Neste caso ao invés de sovar faça dobras na massa a cada 10 minutos por 3 vezes e deixe descansar.
Confesso que as duas versões são ótimas e rende um pão grande, eu optei em fazer a versão de forma quadrada, mas já em diversos formatos.
Sabor levemente adocicado, casca crocante e macio
O que você vai precisar:
200 g de farinha de trigo;
200 g de farinha integral;
210 g de água morna;
40 g de açúcar mascavo;
25 g de manteiga
14 g de cacau em pó;
65 g de mel;
8 g de sal;
10 g de fermento biológico seco.
Em uma tigela dissolva o mel e manteiga na água morna, adicione os outros ingredientes sove a massa até incorporar.
Deixe descansar a mistura por uns 10 minutos dentro da tigela e sove por uns 5 minutos a tendência da massa é ficar mais lisa e no ponto de véu.
Coloque a massa já modelada em uma forma untada com manteiga e polvilhe farinha de milho cubra e deixe descansar até dobrar de tamanho
Para os dias frios o crescimento do pão tende a demorar, para ajudar aqueça o forno a 50º C por 10 minutos e coloque a forma tampada com um pano por cima.
Você pode fazer essa mesma receita em sua versão com fermentação natural, basta trocar o fermento biológico por 120 g de fermento natural refrescado. Neste caso ao invés de sovar faça dobras na massa a cada 10 minutos por 3 vezes e deixe descansar.
Ele rende um pão grande, caso deseje congelar corte em fatias e congele em um saco plástico bem fechado.
Me conta aqui nos comentários qual das duas versões da receita você gostou e já vai fazer?