Esse é alguns dos segredos para aquele cafezinho a qualquer hora do dia ser ainda melhor. A segunda bebida mais consumida no Brasil passa por vários processos até chegar a sua xícara.
O fato que pensando nisso trouxe algumas dicas básicas para essa bebida tão desejada, mas antes de tudo um aviso é importante saber além de muitos benefícios o ideal é beber café com moderação o consumo em excesso dele pode causar alguns malefícios a saúde.
Confesso que é bebida é minha preferida como já dá para perceber, sabe quando somos crianças e vamos a uma loja de brinquedos, essa só eu quando encontro aquele paredão de cafés, um vício atual meu é comprar cafés especiais e microlotes que vem evoluindo no mesmo ritmo que o mercado de vinhos.
Poderia ficar horas falando sobre café, uma bebida que já me apaixonei desde a mamadeira, sim aqui é geração raiz que trocou o achocolatado por um bom café com leite.
Cuidados no armazenamento
A melhor maneira de armazenar o café é dentro de sua embalagem original, pois ela preserva o máximo de sabor e frescor aos grãos e ao pó.
O lugar ideal é aquele fresco, sem luz excessiva e livre de umidade, algumas marcas indicam guardar dentro da geladeira, mas tudo dependendo do tipo de café.
Coe o filtro
Seja de pano ou de papel, o filtro pode passar sabor para o café. Por isso, antes de colocar o pó, coloque água quente no filtro e depois acrescente o café. Dessa forma, ele não pega o gosto do filtro.
Nada de ferver a água
A água fervida perde todo o oxigênio, e este é responsável para não deixar o café amargar. Por isso, não espere ferver o mais indicado é quando a água começar a apresentar borbulhas.
Café na garrafa térmica
Você pode utilizar a garrafa térmica, mas mesmo assim o café deve ser consumido até no máximo 1 hora depois disso o café perde suas características de sabor e cheiro e ainda oxidar. Não se recomenda requentar café no microondas ou no fogo que só irá acelerar o processo de oxidação da bebida.
Tipos de cafés
Café Tradicional: Café do dia a dia, níveis baixos de pureza e qualidade.
Café Superior: Café de qualidade boa e sabor mais acentuado.
Café Gourmet: Um café completamente puro, que apresenta maior complexidade sensorial.
Café Especial: Considerado o melhor entre os melhores, os cafés especiais seguem critérios rigorosos em questões como procedência.
Agora me fala de 0 a 10 qual o nível que você gosta de café?